Articulação entre a formação de profissionais de biblioteca e o advocacy pelas bibliotecas na realização do Minicurso Básico de Auxiliar de Biblioteca

Autores

  • Carlos Robson Souza da Silva IFCE
  • Francisco Leandro Castro Lopes IFCE

Palavras-chave:

Auxiliar de Biblioteca. Biblioteconomia - Estudo e Ensino. Advocacy.

Resumo

A biblioteca tem papel fundamental na promoção do acesso à informação e no incentivo à leitura e, consequentemente, no desenvolvimento social, cultural e econômico dos grupos ou sociedades em que atua. A Biblioteca José Luciano Pimentel, dessa forma, desenvolveu a proposta do curso “Minicurso Básico de Auxiliar de Bibliotecas” em acordo com a Secretaria Municipal de Cedro visando à formação de profissionais que atuem como agentes de leitura e auxiliares de biblioteca e esperando que, em contrapartida, sejam realizados esforços da prefeitura local para a futura contratação de bibliotecários e discussão de políticas públicas para o livro e a biblioteca na cidade de Cedro, como uma estratégia de advocacy. O curso foi desenvolvido para ser realizado em três etapas principais. A primeira, de formação teórica. Já a segunda parte, voltada para a prática, teve como objetivos incentivar os alunos a desenvolverem um projeto de intervenção em um determinado ambiente (bibliotecas, escolas, centros culturais e de saúde). Na terceira etapa do curso, os alunos foram convidados a apresentar os seus trabalhos em banner. Apesar de que "biblioteca" e "profissionais de biblioteca" não sejam assuntos frequentes no discurso dos moradores da cidade e região do entorno, os participantes do curso se mostraram extremamente empolgados e interessados em atuar nesse tipo de organização. Havia neles desejo de pôr em prática o que haviam aprendido, seja por meio das propostas do próprio curso, ou por meio da atuação em seus empregos envolvidos na área remunerados.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 5: O farol do advocacy