O BIBLIOTECÁRIO COMO CURADOR DE TRILHA DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CURADORIA DE UMA TRILHA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Lorena Nelza Ferreira Silva
  • Lorena Nelza Ferreira Silva MCTIC

Palavras-chave:

Trilha de aprendizagem. Gestão do Conhecimento.

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência de uma bibliotecária na construção de Trilha de Aprendizagem na área de Gestão do Conhecimento. A construção de trilhas perpassa a atividade da Bibliografia, pois há o levantamento do material informacional que o navegante poderá consultar para aprender sobre o tema em questão. A metodologia utilizada para a construção de trilhas consiste na delimitação do tema/escopo, público-alvo, período temporal, tipos de materiais, fontes para pesquisa, levantamento dos materiais, organização e montagem da trilha e inclusão em sistema informatizado. No levantamento dos materiais informacionais, além de livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, há também recursos informacionais em vários formatos como vídeos, slides, filmes, séries entre outros, visando disponibilizar uma pluralidade de objetos de aprendizagem e alcançar um público diversificado. Esses objetos são descritos e agrupados em trilhos que orientam o usuário em sua navegação para o aprendizado dos conceitos básicos, e/ou aprofundamento do conhecimento. Esse material é colocado em ambiente web para que possa ser acessado remotamente pelos usuários, constituindo-se em uma ferramenta de ensino continuado, aprendizagem individual e coletiva. A experiência na construção da trilha trouxe a percepção de que o (a) bibliotecário (a) atua efetivamente nesse cenário, visto que tem a expertise necessária para pesquisa, seleção, descrição, organização e estruturação de bibliografias temáticas. Desse modo, a construção de trilhas de aprendizagem é uma oportunidade para esse profissional atuar de forma transversal na instituição saindo do âmbito da biblioteca, trabalhando em conjunto com outros setores, levando a sua contribuição como profissional dedicado a informação.

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Eixo 6: Gestão de bibliotecas