O marketing informacional nas mídias sociais digitais como recurso de gestão em bibliotecas

aspectos práticos

Autores

  • Isis Carolina Garcia Bispo Univale
  • Valeria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Marketing de mídia social, Redes sociais, Tecnologias midiáticas

Resumo

A presente comunicação científica discorre sobre as bibliotecas e outras unidades de informação, cuja Gestão da Informação e do Conhecimento leva à necessidade de adequar-se ao novo regime de informação, propiciado por essa ambientação digital e intangível. Desse modo, a aplicação dos fundamentos do marketing informacional nessas instituições pode contribuir ao trazer o foco aos usuários reais ou potenciais. O marketing informacional está centrado nas estratégias utilizadas para a disseminação da informação, através de comunicações assertivas, desse modo, destaca-se a utilização desse recurso para aperfeiçoar a interação entre usuários e instituições. A hipótese aventada foi a de que: “O perfil integrado dos brasileiros, como usuários da Internet e protagonistas das redes sociais digitais pode ser aproveitado como ambiente de marketing informacional, fortalecendo os laços dos usuários reais e potenciais com as bibliotecas e unidades de informação”. Como metodologia, a pesquisa é aplicada, tem objetivos descritivos e explicativos, procedimentos bibliográficos e discussão e “ex-post-facto”. Como principais resultados, coletados e analisados durante a pesquisa, verificou-se que, para elaboração de estratégias baseadas em marketing digital o primeiro passo é entender quais são os objetivos da instituição e qual o perfil do público ou comunidade em que está inserida, para então desenvolver e implantar um plano de marketing informacional. Na discussão verificou-se que o marketing informacional ajuda na realização da mais alta aspiração da Biblioteconomia, que é a disseminação da informação e do conhecimento a todas as pessoas que dele possam desfrutar. Concluiu-se que o marketing informacional se destaca como procedimento nas bibliotecas e unidades de informação da atualidade, no intuito de facilitar as relações no contexto da comunicação organizacional e a comunidade servida pelos recursos informacionais gerados.

Biografia do Autor

Isis Carolina Garcia Bispo, Univale

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestra em Ciências da Religião na UFS, graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFS e mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento pela mesma universidade. Bibliotecária da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA). 

Valeria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe

É formada e exerce profissionalmente a Biblioteconomia e Documentação desde 1990. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Ingressou na carreira docente do magistério superior da Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009). É líder do GRUPO PLENA - Grupo de Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, desde 2015. Atua como membro do Comitê Científico e da diretoria da ASPAS - Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte Sequencial, desde 2016. É membro da Comissão de estudo no campo da Documentação ABNT/CB-014, desde 2017. É editora científica da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (ISSN 2595-9379) desde 2018. Participou dos comitês científicos do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD; Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - ENEBD; do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. É membro do Observatório de Quadrinhos da Universidade de São Paulo (OHQ/USP) desde 2001. Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação, Comunicação e Educação. É vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerceu cargo eletivo de Conselheira do CRB5, no período de 2014-2017. Atualmente, é conselheira nomeada do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), na 19 gestão (2022-2024). 

Referências

AMARAL, Sueli Angelica. Marketing e inteligência competitiva: aspectos complementares da gestão da informação e do conhecimento.

AMARAL, Sueli Angelica (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora UNB, 2007. (cap. 1).

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ARAÚJO, Janiele Oliveira. O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738/1042. Acesso em: 18 dez. 2019.

ARAÚJO, Walqueline Silva; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. Marketing em mídias sociais: contribuições para bibliotecas. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 10, n. 2, p. 39-54, set. 2019/fev. 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/134990. Acesso em: 08 jan. 2022.

ARAÚJO, Walqueline Silva; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo; CÔRTES, Gisele Rocha. Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente Web. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 3, p. 544 - 564, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/informacao. Acesso em: 08 jan. 2022.

ARAÚJO, Walqueline Silva; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 215, set./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p2. Acesso em: 18 dez. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução Susana L. de Alexandria. 2. ed. 6. reimp. São Paulo: Aleph, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

MELGAREJO, Camila Rufino. Marketing digital em bibliotecas. UNICAMP: Campinas, [2015] , Disponível em: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=23466. Acesso em: 18 dez. 2019.

NEVES, Barbara Coelho. Aproximação conceitual e possibilidades do marketing digital: o bibliotecário estrategista em mídias sociais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 214-225, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/39354/20653. Acesso em: 06 fev. 2020.

PINHEIRO, Valdiceia de Jesus Cardoso; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales; BARROSO, Cristina de Almeida Valença Cunha. Avaliação do uso do twitter no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe estratégias de marketing digital. RDBCI: Rev. Dig. Bibliotec e Ci. Info, Campinas, v. 18, e020028, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8661193. Acesso em: 08 jan. 2022.

ROCHA, Ednéia Silva Santos; SILVA, Márcia Regina; MAIA, Margareth Barros. Estratégia de marketing em unidades de informação: o uso de ferramentas da web 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 2, p. 349-364, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/73970. Acesso em: 25 nov. 2019.

Strutzel, Tércio. Presença digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento