Realidade virtual e realidade aumentada

possibilidades de implementação em bibliotecas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Realidade virtual, Realidade aumentada, Tecnologia emergente, Biblioteca universitária

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de utilização das realidades virtual e aumentada no âmbito das bibliotecas universitárias, a partir da indicação de viabilidade para implementação. O percurso metodológico se alinha às pesquisas exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Mostra que é importante diferenciá-las em suas características, objetivos e nas experiências que podem proporcionar aos usuários. Conclui que, em uma conjuntura de escassez de recursos, o uso da realidade aumentada parece mais exequível, tendo em vista a viabilidade do equipamento intermediário necessário para acessá-la em contraposição à realidade virtual que requer um maior investimento.

Biografia do Autor

Erik André de Nazaré Pires, Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua - Biblioteca Benedicto Monteiro

Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Especialista em Ciência da Informação (2013-2015) pelo Centro de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Carajás (CPÓS/FIC)/Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Bacharel em Biblioteconomia (2008-2012) pela Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia (UFPA/ICSA/FABIB). No triênio (2015-2017) foi integrante do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB2), participou como Primeiro Secretário e na Comissão de Comunicação. Suas áreas de pesquisa consistem em: Tecnologias da Informação e Comunicação e Comportamento Informacional. Realizou estagio na Biblioteca da Procuradoria da República do Ministério Público Federal no Estado do Pará no período de 2011 a 2012 , de 2008 a 2009 esteve vinculado como estagiário da Biblioteca da Universidade da Amazônia (UNAMA) no campus BR esteve no Setor de Referência e Processamento Técnico. Em 2009 esteve como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento de técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 como integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação. Em 2009 esteve como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento de técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 como integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação. Em 2009 esteve como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento de técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 como integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação.

Cleide Furtado Nascimento Dantas, Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua - Biblioteca Benedicto Monteiro

Graduada em Biblioteconomia (2008-2012) pela Universidade Federal do Pará (FABIB/ICSA/UFPA). Especialista em Gestão e Docência na Educação Superior (2012-2014) pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Ciência da Informação (2017-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ICSA/UFPA). Cursando o Bacharelado em Administração (2021 - ) pela Unama. Foi Bibliotecária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Belém. É Bibliotecária-Documentalista da UFPA-Campus Ananindeua. Atualmente, exerce a função de Diretora da Biblioteca Benedicto Monteiro.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias