Biblio Academy

modelo de capacitação e qualificação profissional no ambiente da Biblioteca Universitária

Autores

  • Lucas Martins de Freitas Junior Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Gestão de Bibliotecas, Capacitação, Qualificação profissional

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o Biblio Academy, um modelo de capacitação e qualificação profissional no ambiente da Biblioteca Universitária. O Biblio Academy é um projeto que fornece cursos por meio de plataformas gratuitas com o propósito de ter conteúdos atualizados e relevantes para a formação e aprimoramento profissional da equipe. Além disso, o Biblio Academy utiliza métodos de gamificação a fim de promover a aprendizagem participativa e, com isso, propiciar o ensino democrático. O artigo discute a importância da capacitação e qualificação profissional em um ambiente em constante transformação e destaca o papel do Biblio Academy como uma solução inovadora e acessível para a formação contínua de bibliotecários.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Freitas Junior, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Bibliotecário com mais de 10 anos de experiência em informação jurídica e Biblioteca Universitária do estágio inicial ao avançado, incluindo gerenciamento de equipes, liderança, normalização de documentos e procedimentos, processos organizacionais e técnicos. Atualmente sou coordenador de biblioteca da Dom Helder - Escola de Direito e EMGE - Escola de Engenharia. Além disso, participante da Comissão do Vestibular, captação, eventos, congressos, seminários e Hackthons.

Na Dom Helder sou integrante permanente do projeto Acadêmico Nota 100, atividade acadêmica que colabora na qualificação dos alunos, também faço parte da Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso e membro editorial do Dom da Produção, manual de normalização de Trabalhos Acadêmicos, essas participações me levou a ser membro do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-14), responsável pelas normalização em documentos.

Fundador do projeto Biblio Academy, que tem como objetivo contribuir com o crescimento profissional e aprimorar a qualificação dos Menores Aprendizes, Estagiários, Assistentes, Auxiliares e Gestores.

Sou graduado em Biblioteconomia - Ciência da Informação, especialista em processos gerenciais, acadêmico do Curso de Direito com ênfase em direito digital. Além disso, sou Estudante e participante de diversos grupos de estudos sobre Democracia.

Tenho paixão pela inovação, gestão e tecnologia, com isso sou membro do projeto StartupDom que incentiva o empreendedorismo na comunidade acadêmica, o que me levou a participar da Comissão de Startups da OAB/MG.

No final do ano de 2022 iniciei o curso em Formação de dados pela Escola - DNC.

Especialidades: Normalização; Documentação; Informação; Pesquisa acadêmica; Planejamento; Gestão de Equipe; Startups; Inovação; Democracia; Direito Digital.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas