Projeto Bibliomulher

representatividade na biblioteca, um estudo de caso no IFAM/Campus Tefé

Autores

  • Priscilla Correia Carvalho IFAM/Campus Tefé
  • Marília de Almeida Silva IFAM/Campus Tefé
  • Estefany Félix Ribeiro IFAM/Campus Tefé
  • Thayla Kelly dos Reis Silva IFAM/Campus Tefé
  • Mirabel IFAM/Campus Tefé

Palavras-chave:

Biblioteca, Mulher, Representatividade

Resumo

A biblioteca é um serviço que se expressa através de uma prática social. O projeto “Bibliomulher: representatividade na biblioteca” teve como objetivo praticar a integração das discentes com a literatura escrita por mulheres. A metodologia realizou-se em cinco etapas: coleta de dados, aquisição de livros, apresentação da aquisição, efetivação grupo de estudo e apresentação para a comunidade e finalização do projeto. Assim, o projeto pôde contribuir para a comunidade, pois sensibilizou as discentes do Campus a identificação do espaço da mulher na sociedade, circulação de saberes e pensamento crítico. Tudo isso foi realizado no ambiente da biblioteca.

Biografia do Autor

Priscilla Correia Carvalho, IFAM/Campus Tefé

Possui especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares e Salas de Leitura  (2022) e Políticas e gestão de Serviço Social (2016) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2017) e Serviço Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2013). Atualmente é bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Tefé/AM

Marília de Almeida Silva, IFAM/Campus Tefé

Professora titular de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM, campus Tefé).  Mestre em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/2015). As linhas na qual atua, são: pesquisa em educação; educação popular; formação de professores; escolas transformadoras/inovadoras; cultura popular; corpo; corporeidade; cultura corporal; antropologia de povos e comunidades tradicionais; trabalho e educação; dança; gênero; direitos humanos; e políticas públicas.

Estefany Félix Ribeiro, IFAM/Campus Tefé

Técnica em Administração (2022). Egressa do IFAM/ Campus Tefé. 

Thayla Kelly dos Reis Silva, IFAM/Campus Tefé

Técnica em Administração (2022). Egressa do IFAM/ Campus Tefé. 

Mirabel, IFAM/Campus Tefé

Técnica em Informática (2022). Egressa do IFAM/ Campus Tefé. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade