A transição de uma economia linear para uma economia circular na Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná

avaliação da implantação da Biblioteca das Coisas

Autores

  • Vilma Machado Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação
  • Egon walter Wildauer Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
  • Paula Carina de Araújo

Palavras-chave:

Economia circular, Economia linear, Economia compartilhada, Biblioteca das Coisas

Resumo

Presencia-se a transição de uma economia linear para a economia circular como modelo econômico para reduzir desperdícios de recursos. A Biblioteca das Coisas tem se mostrado uma boa prática para uma transição de uma economia circular. Este relato objetiva avaliar a implantação da Biblioteca das Coisas, na Biblioteca de Ciência e Tecnologia. A extração dos dados dos empréstimos foi realizada pelo Sophia. O maior número de empréstimos ocorreu próximo ao período de férias. Conclui-se neste relato que manter o acervo da Biblioteca das Coisas ainda é um desafio, todavia este modelo de Biblioteca vem com a proposta de melhorar o desperdício e minimizar os danos ambientais do nosso planeta.

Biografia do Autor

Vilma Machado, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI-UFPR) na linha Informação e Tecnologia, Mestra pelo Programa em Gestão de Políticas Públicas pela Univali (2016), Pós-Graduada em Gestão, Docência e Tutoria em Educação a Distância (2020) pela FABRO Faculdade Profissional, Pós-graduada em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Egon walter Wildauer , Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1992), é especialista em Ciência da Computação (PUC-PR, 1995), aperfeiçoamento em Pedagogia (PUC-PR, 1995), mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade (UFSC, 2002) e doutorado em Engenharia Florestal, Manejo Florestal - Sistemas Computacionais de Produção (UFPR, com estudos na Albert Ludwig Freiburg Universität, Freiburg - Alemanha, 2007).

Paula Carina de Araújo

É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação e colíder do Grupo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus). 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade