A migração de dados do sistema Open Journal Systems para a base Dialnet

um estudo dos periódicos da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

Palavras-chave:

Metadados, Periódicos científicos, Open Journal System, Dialnet, Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo principal demonstrar a migração de dados dos periódicos da Ufes para a Dialnet. A metodologia utilizada foi a análise dos metadados, inseridos no sistema OJS na submissão do artigo, em comparação com os publicados. Como resultados, foram observadas algumas inconsistências nos metadados, que foram encaminhadas para os editores para que fossem ajustadas, de acordo com a versão final do artigo. Infere-se que muitos editores não possuem conhecimentos da necessidade da validação e verificação dos metadados, no momento da publicação final do artigo, ocasionando, assim, dificuldades para migração das bases de dados, nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Perla Rodrigues Lôbo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-EMESCAM (2007). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Possui experiência em Biblioteca Escolar, Biblioteca Empresarial e Biblioteca Universitária. Desde 2004 é Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha atualmente no Laboratório de Editoração de Periódicos Científicos da Ufes. Membro titular do Comitê Gestor do Portal e dos Periódicos da Ufes. Bibliotecária participante do Convênio estabelecido entre a Ufes e a Universidad de La Rioja (Espanha) para migração dos periódicos da Ufes para a base de dados Dialnet. Áreas de Interesse: Ciência Aberta. Bibliotecas Universitárias. Periódicos Científicos. Bases de Dados. Metadados. Produção Científica. Boas Práticas Editoriais.

Elaine Cristina Tomás Pimenta, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Vila Velha (2010) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Bibliotecária da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao docente, bibliotecário escolar, educaçao e comunicaçao, formação profissional e ensino virtual.

Downloads

Publicado

2023-12-22