Business intelligence para tomada de decisão

relato de experiência da Biblioteca Central da UFPA

Autores

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Tomada de decisões, Inovação tecnológica, inteligência empresarial

Resumo

Relato de experiência que objetiva apresentar o dashboard da Biblioteca Central da UFPA, baseado no Business Intelligence. Os dados utilizados são: pessoal, acervo e serviços aos usuários referentes a 2018-2022, aspectos importantes para a biblioteca e em consonância com os instrumentos de gestão da Universidade Federal do Pará. Os recursos tecnológicos utilizados foram o Excel e o Power BI. O painel permite visualizar de forma integrada e estratégica os resultados alcançados pela BC/UFPA e serve como ferramenta de apoio à gestão e à tomada de decisão, contribuindo para o aprimoramento e desenvolvimento contínuo.

Biografia do Autor

Célia Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/FORTEC(2022) . É Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento pela Universidade do Estado do Pará (2011), É Especialista em Patrimônio Cultual pelo IPHAN (2009). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2006). Cursando Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Diretora da Biblioteca Central da UFPA e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFPA. Atualmente é Membro Efetivo do Conselho Editorial da UFPA. Presidente do Conselho do SIBI/UFPA.

Rose Suellen Lisboa , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela AVM Faculdade integrada, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará.  Coordenadora de Planejamento e Marketing da Biblioteca Central-UFPA (2019-Atual).

Andrea Barros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas