Uso da “Coleção Feminismos Plurais” nas Bibliotecas do IFSP

por uma educação antirracista

Autores

Palavras-chave:

Educação antirracista, Usos da informação e acervo, Lei 10.639/03, Negros-Brasil, Cultura afro-brasileira

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso da “Coleção Feminismos Plurais” pelas bibliotecas do IFSP, no período de outubro de 2021 a abril de 2023. Estudo de caráter exploratório, de abordagem quantitativa. Os dados estatísticos foram extraídos do sistema de gerenciamento de acervo utilizado na instituição. Os resultados expõem a utilização da coleção pelos usuários, evidenciando seu interesse e disseminação desses materiais dentro da comunidade institucional. Além disso, espera-se que esses resultados possam contribuir com reflexões acerca das relações étnico-raciais a partir do acervo bibliográfico.

Biografia do Autor

Tatiane Salles, IFSP

Formada em Ciência da informação com a habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e Biblioteconomia (2011) pela Pontífica Universidade Católica de Campinas. Especialista em Gestão de Arquivos (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Letramento informacional (2018) pela Universidade Federal de Goías. Mestranda em Ciência da Informação (2023) pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) desde 2021. Coordenadora de projetos de extensão no IFSP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, Recuperação da informação e Organização de Arquivos e Bibliotecas, Orientação para Normalização e formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT, conhecimento em Metodologia Científica. Estudos da educação do usuário. Participação em Bancas de heteroidentificação. Pesquisadora da educação para relações étnico-raciais e Práticas antirracistas.

Rosana Gomes, IFSP

Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2021), MBA em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (2008), Bacharel em Ciência da Informação com habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Desde 2010 atua como Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de São Paulo. Minha pesquisa de mestrado foi abordado a temática de iniciação científica relacionada ao ensino profissional tecnológico. Integrante do projeto “Histórias de vida e prática docente no ensino de história (Educação básica) pela Memore.

Rosangela Gomes, IFSP

Mestra em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa. Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar. Bacharel em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente exerce a função de Bibliotecária Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Plena experiência em biblioteca escolar e no desenvolvimento de ações culturais e gestão em unidade de informação. Área de interesse: ciência aberta; comunicação científica; democratização da ciência e redes sociais digitais.

Jéssica Pereira, IFSP

Possuo graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009); especialização em Educação pela Universidade de São Paulo (2013); mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2022). Atualmente trabalho como Bibliotecária no Instituto Federal de São Paulo no campus São José dos Campos.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade