Portal de Revistas científicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

da implantação do Open Journal Systems aos dias atuais

Autores

  • Edna Karina Lira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Helena Machado de Moraes Universidade Federal do Rio Grande
  • Ana Julia Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Conceição Dias Miranda Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-3624-4616
  • Marcia Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Revista Científica, Acesso Aberto, Portal de Periódicos Científicos

Resumo

O estudo apresenta o Portal de Periódicos Científicos da FURG e demonstra sua relevância para a difusão da ciência. Quanto à natureza do trabalho, é básica, tendo característica descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados mostraram a evolução do Portal de Periódicos da FURG, da sua implementação até os dias atuais. Como considerações finais, ressalta-se o crescimento do Portal bem como a evolução dos periódicos, além de proporcionar acesso livre ao conhecimento produzido à sociedade.

Biografia do Autor

Edna Karina Lira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (2022-2024). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com período sanduíche em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra, em Portugal (2021-2022). Atuou como assistente de editor na Revista BIBLOS: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (E-ISSN 2236-7594); e revisora do Repositório Institucional da FURG. Membro da representação discente do PGCIN/UFSC, gestão 2022 - 2023. Integrante da primeira Comissão de de Visibilidade, Marketing e Divulgação do PGCIN/UFSC, com o cargo Coordenação de Logísticas de ações online. Pesquisadora membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Arquivos Contemporâneos - NUPEAC - Linha de pesquisa: Mercado de Trabalho em Ciência da Informação 

Maria Helena Machado de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/FURG. Mestre em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em MBA Gestão de Projetos - Anhanguera Rio Grande (2012), Bacharel em Biblioteconomia - Universidade Federal do Rio Grande (2010). Interesse na área de Planejamento e Gestão de unidades de Informação, Gestão de Bibliotecas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Editoração Eletrônica - Plataforma Open Journal System - OJS. Repositório Institucional, Métricas da Informação, Produção e avaliação da Ciência. Ensino Superior.

Ana Julia Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como estagiária no Sistemas de Bibliotecas (SIB), Biblioteca Central, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e a na Biblioteca da SUPRG - Superintendência do Porto de Rio Grande, na qual lidou com administração de manuscritos e obras raras. Atuou como bolsista no projeto de pesquisa e extensão Portal de Periódicos Cientifico da FURG, bem como do Repositório Institucional, e participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem interesse pelos eixos: Ciência Aberta; Acesso Aberto; Dados de pesquisa; Repositórios Digitais.

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br).

Marcia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - ICHI/FURG. Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2017); Mestre em Letras e Cultura (UCS, 2007); Especialista em Gestão da Informação Estratégica (UCS, 2004); Bacharel em Biblioteconomia (FURG, 2000). Leciona no curso de Biblioteconomia, modalidade presencial (FURG) e no curso de Biblioteconomia, modalidade EaD (Convênio FURG/UAB/Capes). Coordenadora adjunta do curso de Biblioteconomia, modalidade presencial (FURG) - Gestão 2023-2024. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória - GEPIM/FURG (https://proveniencia.org). Pesquisa, publica e compartilha estudos sobre patrimônio bibliográfico, coleções especiais, obras raras e proveniência no âmbito da Biblioteconomia.

Downloads

Publicado

2023-12-22