Impactos da pandemia nos serviços ofertados pelas bibliotecas da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Berenice Rodrigues Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcia Cristina Fuchs Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Pandemia de COVID-19, Bibliotecários de universidades

Resumo

A pesquisa visa verificar os impactos da pandemia nos serviços ofertados pelas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR). A metodologia é de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa. Para ferramenta de coleta de dados utilizou-se o levantamento por meio de questionário on-line, disponível pelo Google Forms. Como resultados se obteve que as bibliotecas se adaptaram e disponibilizaram serviços on-line, e com o retorno ao trabalho presencial os serviços estão sendo disponibilizados de forma híbrida. Nas considerações finais concluiu-se que a pandemia trouxe desafios que precisam ser revistos, como estudos centrados nos bibliotecários, usuários, entre tantos outros.

Biografia do Autor

Berenice Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997), especialista em Gestão de Marketing nas Organizações pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é bibliotecária da UFPR, atua no Serviço de Referência da Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira, desenvolvendo trabalho de orientação de normalização de trabalhos acadêmicos, capacitação e treinamento de usuários. Membro da Comissão de Serviço de Referência e Informação (SRI), Comissão do Programa de Educação Continuada de Usuários (PROEDUC) e Comissão do Serviço de Normalização. Integrante da equipe que gerencia a plataforma Stream Yard para transmissão das capacitações pelo canal do Youtube do SiBi/UFPR. Realiza submissões das capacitações e eventos promovidos pelo SiBi/UFPR no acervo digital da UFPR. Mestranda do programa de Pós-graduação de Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marcia Cristina Fuchs, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia Integral (2012). Atualmente é Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT, coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços