Serviço de referência das bibliotecas PUC-Rio

uma análise dos modos de conversão do conhecimento à luz de Nonaka e Takeuchi

Autores

  • Paloma Rodrigues Moreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

PUC-Rio, Biblioteca universitária, Gestão do conhecimento, Pandemia de COVID-19, Serviço de referência

Resumo

Durante a pandemia do Coronavírus, as bibliotecas universitárias precisaram fechar suas dependências de forma imediata e temporária, impossibilitando o atendimento presencial aos usuários, assim como remodelaram serviços e recursos para auxiliar a comunidade acadêmica. A comunicação tem por objetivo analisar os processos de trabalho desenvolvidos pelas Bibliotecas da PUC-Rio no periodo, face aos modos de conversão do conhecimento, à luz de Nonaka e Takeuchi. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e descritivo. Foi identificado o uso da gestão do conhecimento nos processos executados, visto pelas experiências apresentadas através da espiral do conhecimento.

Biografia do Autor

Paloma Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Biblioteconomia (UNIRIO-2023). 

MBA em Gestão Empresarial  (AVM - 2015).

Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO - 2014). 

Bibliotecária Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Jaqueline Santos Barradas , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ -2015).

Mestre em Administração (IBMEC-RJ - 2008).

Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO - 1988).

Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços