Planejamento utilizando instagram para as bibliotecas das Faculdades Facene/Famene de João Pessoa/PB e de Mossoró/RN

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Plano de marketing, Redes sociais - Instagram, Marketing em unidades de informação

Resumo

Ao mencionar sobre bibliotecas universitárias, tem-se uma perspectiva técnica, excluindo a dinamicidade que ela pode ter. Sendo assim, se faz necessário divulgar os projetos e ações culturais que elas têm, vinculando-as a uma rede social atual e própria para ela. Logo, esta pesquisa tem o objetivo de analisar, através da ferramenta SWOT, duas bibliotecas privadas da FACENE – RN e da FACENE/FAMENE – PB, identificando perspectivas para sua promoção e divulgação. Dessa maneira, haverá uma maior interação da comunicação com a comunidade acadêmica. Conclui-se que é possível traçar um planejamento utilizando o instagram para que as bibliotecas se tornem atualizadas.

Biografia do Autor

Julle Yasmin Machado da Silva, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017-2021). Pós-graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas pela FAVENI (2021). Bibliotecária na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, (FACENE/RN). Atuou como técnica em arquivo, no Ministério Público Federal (MPF), mais especificamente na Procuradoria Geral da República, com foco na execução de processos envolvendo serviços de tratamento do acervo documental e gestão da informação dos documentos das áreas administrativa e finalística. Fez parte da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), participando do Projeto de Catalogação de todos os equipamentos de pesquisa da Instituição, desenvolvendo também, planilhas e formulários para uma melhor organização dos dados. Participou, como estagiaria no Projeto "Procedimentos de Organização, Conservação/Restauração, Digitalização e Acessibilidade do Acervo Diário de Natal?, na qual foi realizada a recuperação e digitalização de jornais relevantes para a história do Estado, podendo ser disponibilizados para domínio público no Repositório Institucional do Labim. Foi, estagiária, da Unidade de Protocolo e Arquivo (UNPA) da CAERN, desempenhando atividades relacionadas a higienização, recuperação, organização e digitalização dos arquivos desse departamento. Possui interesse em áreas de gestão da informação, arquitetura da informação, disseminação arquivística, conservação documental, organização e recuperação da informação e estudo do usuário. 

Janaína Nascimento de Araújo, Faculdades Nova Esperança Facene/Famene

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Nova Esperança Facene/Famene (2023). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2006). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2004). Foi membro do Núcleo de Atendimento Especial-NAE nas Faculdades Nova Esperança Facene/Famene. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP nas Faculdades Nova Esperança Facene/Famene. Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Joacil de Britto Pereira das Faculdades Nova Esperança Facene/Famene. Áreas de interesse e experiência: Gestão da Informação para Unidades de informação; Ensino-Aprendizagem; Políticas Públicas de Informação; Serviços, Recursos e Gerenciamento de Unidades de Informação; Produção de conhecimento, Ciência da informação, Metodologias Ativas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Normas Técnicas, Ensino-Aprendizagem, Responsabilidade Social, Serviço de Referência, Metodologias Ativas e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas