A biblioteca como locus educacional em transição

percepções da gestão de uma universidade comunitária

Autores

  • Ana Claudia Martins Rosa Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Edison Trombeta Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Guilherme Profeta Universidade de Sorocaba (Uniso)

Palavras-chave:

inovação, biblioteca universitária, cotidiano escolar, letramento científico, universidade comunitária

Resumo

Este trabalho objetiva discorrer sobre a transformação ocorrida no espaço físico da biblioteca de uma universidade comunitária localizada no interior do Estado de São Paulo. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestrutura reflexiva com um respondente. A intenção desta é confrontar as percepções da Reitoria da Universidade com os estudos realizados pelos pesquisadores em livros, teses e dissertações que tratam o tema inovação em bibliotecas universitárias. Como conclusão, pode-se perceber que a universidade está caminhando de acordo com as novas tendências e sua biblioteca pode ser considerada inovadora. 

Biografia do Autor

Edison Trombeta, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Com mais de 10 anos de experiência em Educação a Distância, como designer instrucional, coordenador de produção de materiais didáticos, conteudista e tutor, atualmente é Professor Adjunto I junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso) e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias. É líder do grupo de pesquisa TEIA - Tecnologias, Escola, Inovação e Aprendizagem, ligado ao PPGE da Uniso.

Guilherme Profeta, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Guilherme Profeta é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), especialista em Gestão Estratégica também pela Uniso, mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Educação pela Uniso. Conduziu em seu Mestrado o projeto de pesquisa intitulado Elementos narrativos na Ficção Científica e a aplicabilidade da narração em textos de divulgação: Um estudo baseado em 2001: Uma Odisseia no Espaço, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em seu doutorado, conduziu o projeto Educação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográfica. Atualmente, é pós-doutorando no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), pesquisando a interface museu-jornalismo na educação para a biodiversidade. No passado, atuou como coordenador de produção editorial e gerente de comunicação corporativa da Acesso Comunicação. Seus trabalhos literários foram publicados no Brasil e no exterior. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University. É o autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha, publicado em 2020 na ocasião dos 75 anos do bombardeio atômico de Hiroshima, que faz parte do acervo do Museu Memorial da Paz (Hiroshima Peace Memorial Museum), no Japão. Atua como docente da graduação em Jornalismo da Uniso e também no programa de pós-graduação em Educação da mesma instituição. É um dos jornalistas à frente do projeto de divulgação científica Uniso Ciência/Science @ Uniso.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas