Acesso aberto ao conhecimento gerado no Campus Avançado da UFJF

disponibilização dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação no Repositório Institucional

Autores

  • Aline Pereira da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Adriana Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Repositório institucional, Acesso Aberto, Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares

Resumo

O trabalho apresenta os avanços e desafios enfrentados no processo de disponibilização dos trabalhos de conclusão dos cursos de graduação do Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV) no Repositório Institucional. A partir da publicação dos novos Parâmetros de Avaliação do MEC, em 2017, que indicam como um dos critérios para atribuição de conceito 5 na avaliação do curso a disponibilização dos TCC em repositórios disponíveis na internet, a Biblioteca e os coordenadores dos cursos iniciaram a discussão de procedimentos e atualmente a coleção conta com aproximadamente 650 trabalhos disponibilizados.

Biografia do Autor

Aline Pereira da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016). Bibliotecária Documentalista na Biblioteca da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares. 

Downloads

Publicado

2023-12-22