Análise de acesso aos livros digitais

antes e durante o período pandêmico da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais, Bibliotecas e usuários, Livros eletrônicos, COVID-19, Pandemia de, 2020-, Letramento informacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o acesso dos usuários da Universidade Federal de Ouro Preto aos livros eletrônicos de uma plataforma, antes e durante o período pandêmico da COVID-19. O referencial teórico utilizado tratou do serviço de referência e a abordagem metodológica adotada foi quantitativa. Os resultados indicaram que, antes da pandemia em 2019, a plataforma foi acessada 152.102 vezes, mas houve um aumento para 2.483.921 acessos durante o período de isolamento social. Após o retorno das atividades presenciais, houve uma redução no número de acessos para 2.023.620, mas ainda acima de 2 milhões.

Biografia do Autor

Soraya Fernanda Ferreira e Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em bibliotecas universitárias e escolares, processamento técnico, disseminação e tratamento da informação, rotinas e práticas administrativas.

Elton Ferreira de Mattos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Especialização em Ciências Humanas: Brasil - Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua como Bibliotecário/Documentalista no Sistema de Bibliotecas e Informação (SISBIN/UFOP).

Gracilene Maria de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdades Integradas, e Graduada em Biblioteconomia (UFMG). Atualmente é servida pública no cargo de bibliotecária/documentalista. Desde 2016 atua na função de Diretora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFOP. Responsável pela coordenação da implantação e manutenção da Biblioteca Digital de TCC e Portal de Periódicos da UFOP. Responsável pela continuidade da implantação e manutenção do Repositório Institucional da UFOP. Conselheira no Conselho Superior de Graduação da UFOP - Inicio de mandato em 02 de agosto de 2021. Áreas de interesse: comunicação científica, marketing científico digital. repositório institucional, e gestão de bibliotecas.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços