Semeadores de leitura

relato de experiência da Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann como estratégia para formação de leitores em comunidades quilombolas, no Arquipélago do Marajó-Pará

Autores

  • Débora Matni Fonteles Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Célia Pereira Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Alessa Caroline Prazeres da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Educação, Marajó, Ilha do (PA), Bibliotecas universitárias - Pará, Formação de coleções

Resumo

Consiste em relatar a experiência de formação e organização de acervo bibliográfico para a Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Santana do Arari, visando comunidades quilombolas, no Marajó-Pará. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com método misto, incluindo a pesquisa bibliográfica e as etapas delineadas pelos autores desta investigação, destacando-se concepções acerca da vulnerabilidade social, leitura, biblioteca, entre outros assuntos. Como resultado obteve-se a formação e organização de acervo para as comunidades de Santana e Tartarugueiro. Conclui-se que essa experiência pode vir a minimizar questões acerca da vulnerabilidade social, propiciando condições para a formação de leitores.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade