Escritório de comunicação científica

contribuições para a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Comunicação científica, Escritório de comunicação científica

Resumo

Discute a importância do escritório de comunicação científica no contexto das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da análise de 15 escritórios de comunicação científica em universidades estrangeiras. Verificou-se que as bibliotecas brasileiras podem atuar na comunicação científica em 8 dimensões: “acesso aberto”, “direitos autorais”, “gestão de dados de pesquisa”, “identificadores de autor”, “impacto da pesquisa”, “métricas”, “publicação” e “repositórios”. A dimensão “publicação” sobressaiu-se nas instituições brasileiras, revelando o potencial das bibliotecas universitárias brasileiras para desenvolverem produtos e serviços nesse âmbito. Ademais, a formação consolidada do bibliotecário em comunicação científica permite compreender as necessidades dos pesquisadores para apoiá-los de maneira efetiva.

Biografia do Autor

Eduardo Graziosi Silva, EESC/USP

Doutor (2023) e mestre (2018) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Marília. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus de São Carlos (2011). Atualmente é bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) onde atua como Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, direitos autorais, biblioteca universitária e serviço de referência.

José Augusto Chaves Guimarães, FFC/UNESP

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (1981), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), livre-docência em Análise documentária pela Universidade Estadual Paulista (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2008-2009). Desde 2009 ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Marília-SP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise documental, organização do conhecimento, epistemologia da Ciência da Informação, ética profissional em Ciência da Informação e documentação jurídica.

Downloads

Publicado

2023-12-22