Serviços de Bibliotecas para apoiar Aprendizagem à Distância

estudo de caso em Portugal e Brasil

Autores

  • Luiza Baptista Melo Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (ULFMD) / Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS)
  • Tatiana Sanches UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; APPsy-CI, ISPA – Instituto Universitário, Lisboa, Portugal
  • Maria Imaculada Cardoso Sampaio Universidade de São Paulo (USP)
  • Adriana Cybele Ferrari Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Serviços a distância, Serviços online, Brasil, Portugal

Resumo

Perante o surgimento da pandemia em 2020, os governos mundiais tomaram medidas restritivas para proporcionar o distanciamento social e impedir a propagação da doença. As bibliotecas de ensino superior tiveram que se organizar no acesso a serviços a distância. A pesquisa tem como objetivo analisar o apoio no ensino a distância e os recursos oferecidos on-line pelas bibliotecas acadêmicas no Brasil e em Portugal. Analisamos o apoio no ensino a distância fornecido pelas bibliotecas no Brasil e em Portugal, observado em um inquérito baseado nos Standards for Distance Learning Library Services (ACRL, 2016). Os dados obtidos demonstram que houve benefícios para estes serviços.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços