Práticas de Gestão da Informação em bibliotecas universitárias com foco na atuação bibliotecária no âmbito do gerenciamento de projetos

uma abordagem bibliográfica

Autores

  • Daniela Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Helouise Hellen de Godoi Viola Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Gestão de projetos, Gestão da informação, Biblioteca universitária

Resumo

O foco é refletir sobre as práticas de gestão da informação voltadas ao gerenciamento de projetos em bibliotecas universitárias. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. Ao refletir sobre gestão da informação e gestão de projetos fica evidente a importância do desenvolvimento de determinadas competências profissionais para melhoria dos processos e fluxos informacionais presentes nas rotinas no contexto das bibliotecas universitárias. Em todas as fases dos projetos deve ocorrer a gestão da informação porque tem a identificação das necessidades informacionais, criação e aquisição de novas informações, organização e armazenamento das informações criadas, disseminação e distribuição da informação por meio de diferentes recursos e mídias, além do constante uso da informação para o sucesso do projeto. No que concerne ao gerenciamento de projetos, a gestão da informação se faz presente em várias etapas desde a concepção da ideia quando há a elaboração e preparação do projeto, estruturação, desenvolvimento e implementação, e por fim, a avaliação do projeto. Porém, é preciso que os profissionais atuantes nas bibliotecas universitárias se apropriem dos conhecimentos, desenvolvam habilidades e comportamentos para o uso efetivo da gestão de projetos nesses ambientes aplicando a gestão da informação para aprimorar os serviços prestados.

Biografia do Autor

Helouise Hellen de Godoi Viola, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC).Mestre em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2011).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas