Preparação da Biblioteca das Faculdades Nova Esperança Facene-Famene/PB e Facene/RN para a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento do MEC para os cursos de graduação

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Gestão da informação, Avaliações do Ministério da Educação

Resumo

Objetiva apresentar como as bibliotecas da Faculdades Nova Esperança, situadas nas cidades de João Pessoa (PB) e Mossoró (RN), se preparam para a avaliação do MEC para autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento de seus cursos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e observação como técnica de coleta de dados. Como resultado, essas avaliações são importantes para as instituições formadoras de profissionais de nível superior, fazendo com que concluamos que é primordial que as bibliotecárias se adequem às novas demandas do MEC com o intuito de aperfeiçoar suas práticas profissionais e de suas unidades informacionais.

Biografia do Autor

Danielle Harlene da Silva Moreno, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PPGCI). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba( UFPB/PPGCI); Especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006) e Graduada em Biblioteconomia (2004), ambos pela UFPB. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Informação e Conhecimento (GIACO) da UFPB vinculado ao CNPQ. Atualmente gestora da Biblioteca do Polo de Educação à distância - PROEAD da Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como professora temporária no Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2014-2015) nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, em que lecionou as disciplinas: História da Leitura e dos Registros, Metodologia do Trabalho Cientifico, Multimeios, Representação Descritiva da Informação II, Indexação e Resumo e Bibliografia Especializada em Ciências Humanas. Áreas de interesse: Gestão da Informação para Unidades de informação; Ensino-Aprendizagem; Políticas Públicas de Informação; Serviços, Recursos e Gerenciamento de Unidades de Informação; Produção de conhecimento, Ciência da informação. Experiência em: Gestão, Serviços, Recursos e Gerenciamento de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, ensino-aprendizagem, leitura, prática informacional, cidadania e gestão da informação e do conhecimento.

Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atualmente é discente de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro do grupo de pesquisa Inclusos. Possui mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Interesses de pesquisa: Tecnologia e Informação, especificamente os aspectos sociais, cognitivos, tecnológicos e comportamentais relacionados ao acesso e ao uso da informação digital. Também já pesquisou: encontrabilidade da informação, com ênfase em affordance, acessibilidade e intencionalidade, e inovação de produtos e serviços, discutindo como a criatividade e a serendipidade contribuem para esse processo.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas