Projetos como fontes de recursos para aquisição em bibliotecas universitárias

relato de experiência da Biblioteca de Macaé da Universidade Federal Fluminense

Autores

  • Tessali Soares Nabekura Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Izabella Patricia de Araújo Fernandes Machado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Helena Ferreira Xavier da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Aquisição, Fontes de recursos, Desenvolvimento de coleções

Resumo

O objetivo deste trabalho é compartilhar um relato de experiência da Biblioteca de Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF). sobre aquisição de materiais bibliográficos e equipamentos tecnológicos por meio de recursos financeiros advindos de submissão de projeto à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A metodologia empregada é descritiva. Concluiu-se que os recursos financeiros angariados por meio de submissão de projetos são essenciais para a manutenção e atualização dos acervos e, portanto, para o desenvolvimento de coleções das bibliotecas universitárias públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Izabella Patricia de Araújo Fernandes Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é bibliotecário-documentalista da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Maria Helena Ferreira Xavier da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

No ano de 2007, concluí o Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Depois de formada, trabalhei dois anos como bibliotecária na Faculdade de Direito de Campos (Campos dos Goytacazes), desenvolvendo os seguintes trabalhos: Catalogação, seleção, aquisição, referência, renovação de assinaturas de periódicos, administração da livraria, pesquisas no Diário Oficial da União, Administração da livraria e Administração da Editora. Ao retornar ao Rio de Janeiro, comecei a trabalhar como terceirizada na Petrobras pela Empresa Documentar com as seguintes obrigações: atendimento a lotações e universidade corporativa, cotação de preço e avaliação de fornecedores nacionais e internacionais, compra de material bibliográfico físico e eletrônico (livros e periódicos), base de dados especializados em petróleo e gás, manutenção de base de dados e SAD, monitoramento das entregas das aquisições para atendimento ao prazo estipulado pelo cliente. Ingressei no serviço público como bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, inicialmente, trabalhando inicialmente em uma das biblioteca do Centro de Tecnologia (CT) realizando o trabalho de Referência (atendimento as solicitações dos usuários), Inventário do acervo de periódicos, Comut e Marketing da biblioteca (desenvolvimento de folders e emails de marketing). Fui transferida para Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde exercendo minhas atividades no setor de aquisição com ênfase no planejamento, execução, fiscalização, controle e/ou avaliação de projetos. Atualmente trabalho como bibliotecária de referência na Universidade Federal Fluminense e ainda tenho a função de chefia substituta da Biblioteca Central do Gragoatá. Sou Mestre em biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com término previsto para agosto de 2019. O tema da pesquisa é Acesso aberto a Dados de Pesquisa e Política de dados.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços