A biblioteca universitária

um ambiente de ensino atrativo, criativo e acolhedor - relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Ambiente de aprendizagem, Comunicação visual, Learning commons

Resumo

Levando em consideração o conceito do learning commons, que propõem a criação de espaços criativos e atraentes para a construção conhecimento, o trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência da aplicação deste conceito na Biblioteca da FCAV. O projeto foi elaborado pela Biblioteca com apoio da comunidade local visando a permanência e fidelização dos usuários, através da ampliação de atividades interdisciplinares, reestruturação da comunicação visual da Biblioteca e harmonização dos ambientes. A pesquisa de satisfação dos usuários ainda é recente e aguarda retorno mais consistente. No entanto, a percepção do usuário tem se mostrado positiva nos comentários dos alunos.

Biografia do Autor

Luciane Meire Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar (2010), Mestra em Engenharia de Produção, na área de Gestão da Qualidade, também pela UFSCar (2005). Possui ainda graduação em Agronomia pela UNESP/Jaboticabal (2000). Atualmente, atua como Bibliotecária e supervisora da Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário (STRAUD) na UNESP de Jaboticabal. Tem experiência em atividades de: orientação e normalização documentária de trabalhos acadêmicos e científicos; fontes de informação e pesquisa em bases de dados; competência em informação; estudo de usuários e necessidades de informação; tutoria virtual em Educação a Distância - EaD.

Karina Gimenes Fernandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Especialista em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos pela Faculdade de Educação São Luís (2014). Tem experiência seguintes temas: biblioteconomia, ciência da informação, processamento técnico, serviço de referência, promoção da leitura, normas documentárias como de referência e citação, competência na Língua Portuguesa oral e escrita, gestão e inovação em bibliotecas. Possui também experiência em biblioteca escolar, pública e universitária. Atualmente é Diretora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Jaboticabal/SP.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços