Uma aromateca gastronômica

a experiência do Instituto Federal do Paraná – campus Foz do Iguaçu

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Aromateca, Educação alimentar e do gosto

Resumo

O presente relato de experiência descreve o processo de implementação de uma Aromateca de gastronomia na biblioteca do Instituto Federal do Paraná – campus Foz do Iguaçu, nascida a partir de um projeto de extensão proposto pelo colegiado do curso superior de Tecnologia em Gastronomia em parceria com a biblioteca. A ação tem por objetivo fomentar a gastronomia enquanto arte e ciência, valorizando as práticas alimentares por meio da disseminação dos saberes da área, bem como promover a biblioteca como instância ativa nos processos educacionais de sua comunidade.

Biografia do Autor

Paola Stefanutti, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Docente da área de Gastronomia do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE e doutora em Beni Culturali, Formazione e Territorio pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata (cotutela) sendo bolsista da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior; Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE; Especialista em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio; Especialista em Gestão Pública, com Habilitação em Gestão de Pessoas; Graduada em Gastronomia pelo SENAC/Águas de São Pedro. Líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia e Ciência dos Alimentos (GPGCA) cadastrado e certificado na Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editora-chefe da Revista de Ciência de Alimentos e Gastronomia (RCAGT). Desenvolve projetos no campo da cultura e comportamento alimentar, patrimônio cultural, gastronomia e desenvolvimento de produtos gastronômicos.

Telma Maria Viola de Souza, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Bibliotecária do Instituto Federal do Paraná - IFPR em Foz do Iguaçu, é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2019), especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas pela União Brasileira de Faculdades (2020) e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2022), na área de concentração Cultura e Informação. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação - GPEB da ECA-USP, investigando as relações entre a Biblioteconomia e os campos da Educação e da Cultura. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços