Entre a verdade e a mentira

estratégias e propostas para as bibliotecas no combate e enfrentamento à desinformação

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas, Bibliotecário, Desinformação, Fake News

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar na literatura científica nacional e internacional da Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e a Web of Science (WoS) as soluções e propostas para combater a desinformação por meio das bibliotecas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Observou-se 68 artigos científicos que contém alguma solução para as bibliotecas no enfrentamento à desinformação. Conclui que as bibliotecas podem realizar diferentes atividades para enfrentar a desinformação, desde cursos, oficinas, curadorias de conteúdos especializados, até a promoção de eventos com outros profissionais.

Biografia do Autor

Jônatas Edison da Silva, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC)

Doutorando (2022 - presente) e Mestre (2020 - 2022) em Ciência Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016 - 2019). Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com experiências em instituições públicas e privadas, na organização de documentos, processos administrativos, elaboração de instrumentos de gestão documental. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação; Desinformação; Pós-verdade; Redes Sociais; e Ciência da Informação; Membro titular da representação discente do PGCIN/UFSC, gestão 2022 - 2023. Integrante da primeira Comissão de de Visibilidade, Marketing e Divulgação do PGCIN/UFSC, com o cargo de Coordenação de Criação & Design e Editor da Revista científica Encontros Bibli.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2016) tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacoinal do CEFET-MG e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também tem atuação como Colaborador em Projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Recuperação e Organização da Informação, Ciência de Dados, Data Mining, Text Mining e Web Mining. Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em "Biblioteconomía y Documentación" e licenciado em "Documentación" pela Universidade de Extremadura (2005, 2007), é mestre em "Documentación Digital" pela Universitat Pompeu Fabra (2008), e mestre e doutor em "Información Científica" pela Universidad de Granada (2008, 2012) Atualmente é professor assistente no departamento de Ciência da Informação (CIN) e no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com experiência na área de Ciência da Informação atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, copyright, copyleft, desinformação, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação. Editor Chefe da Revista Encontros Bibli. Membro do grupo ITI-RG (Intelligence, Techonogy and Information - Research Group) da UFSC e do Grupo de Software Documental da Universidad de Granada.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade