Reflexões sobre a missão das bibliotecas universitárias na sociedade do século XXI

relato de caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (SIBUSF)

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Competência em informação, Redes de bibliotecas, Acesso à informação

Resumo

A sociedade do século XXI impõe muitos desafios para as bibliotecas universitárias e para seus profissionais. Com o objetivo de refletir e discutir sobre a missão das bibliotecas universitárias frente a estas mudanças, o presente trabalho utilizou como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa bibliográfica e o relato de caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (SIBUSF). Deste modo, foi possível compreender como as práticas desenvolvidas pelo SIBUSF caminham ao encontro da realização de sua missão, bem como se refletem em seu comprometimento com a sociedade, desenvolvendo novos serviços e produtos para atender públicos cada vez mais exigentes.

Biografia do Autor

Cleonice Aparecida de Souza, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialista Junguiana pela FACIS-SP. Graduada em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Universidade São Francisco (USF) e em Biblioteconomia pela PUC-Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Rastros: história, memória e educação (USF) e Líder da Linha de Pesquisa Rastros: patrimônio cultural franciscano e educação. Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF (2017-2018). Tem pesquisas em temas relacionados: memória, história, história dos franciscanos na educação, impressa, impressos educacionais, práticas de leitura, biblioteca, fontes de informação, indexação, linguagens documentárias, infoeducação, gestão de acervos informacionas, letramento informacional e digital, metodologia científica, editoração cientifica, obras raras e patrimônio cultural. Docente na USF/PUC-Campinas e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco. 

Camila de Moraes Cruz, Universidade São Francisco (USF)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2020). Atua como Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (USF).

Karen Viana de Oliveira, Universidade São Francisco

Pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais, pela Faculdade Serra Geral, com Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Organização do Conhecimento e Gestão de Arquivos. Atualmente atua como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco.

 

Rosimeire Rastelli Barbosa, Universidade São Francisco (USF)

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade São Francisco - USF, graduada em Biblioteconomia pela Claretiano e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino-MG. Atuando na área de Educação desde 1999 pela Universidade São Francisco -USF.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade