Contribuições da Biblioteca Universitária para a comunidade acadêmica, por meio do acervo bibliográfico

relato do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Autores

  • Flávia Reis de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Clériston Ribeiro Ramos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • João Paulo Borges da Silveira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Raquel Siegel Barcellos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Sistema de Bibliotecas (SiB), Desenvolvimento de Coleções, Aquisição

Resumo

Trata-se de um relato de experiência a partir das atividades desenvolvidas pelos bibliotecários do Setor de aquisição do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande. Entende-se que o desenvolvimento das atividades desse setor está para além da aquisição de materiais bibliográficos e volta-se, em sentido amplo, para as atividades da comunidade acadêmica como um todo. São apresentadas as sustentações teóricas, as caracterizações da instituição e da unidade, bem como, as ações desenvolvidas no setor e as perspectivas futuras.

Biografia do Autor

Flávia Reis de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2020). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Ciência da Informação pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP (2010). 

Clériston Ribeiro Ramos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera Educacional Rio Grande, mestre e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) pela FURG. 

João Paulo Borges da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação (UCS). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação e Sociedade (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG) e em Sociologia (UNINTER).

Raquel Siegel Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2011) e mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - (PPGPPC/UFSM).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços