Formação dos profissionais das bibliotecas para um atendimento inclusivo

um estudo de caso em biblioteca pública universitária

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Pessoas com deficiência - Serviços para, Bibliotecas e pessoas com deficiência

Resumo

Estudo realizado em uma biblioteca pública universitária no Paraná para conhecer a experiência dos servidores no atendimento ao público, focando em acessibilidade e inclusão. A coleta de dados envolveu entrevistas com profissionais que lidam diretamente com os usuários, incluindo aqueles com deficiência. A pesquisa destacou a necessidade de orientação e capacitação. A falta destas foi identificada como obstáculo à promoção da acessibilidade, ressaltando a importância de investir em cursos para preparar as bibliotecas na busca por igualdade de oportunidades.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Gazolla Bem Dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FAFIJAN - Faculdade de Jandaia do Sul. Mestranda do Programa Profiap - Mestrado Profissional em Administração Pública. Atualmente é bibliotecária documentalista da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas, aprendizagem e inovações educacionais.

Marci Lúcia Nicodem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Especialização em Gestão Empresarial pela União Educacional de Cascavel (2002) e Mestrado em Administração (2004) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atualmente, atua como bibliotecaria/documentalista, cargo efetivo, na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialização em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho (UTFPR); Especialização em Gerenciamento de Obras (UTFPR); Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement (EPM) - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR); Técnico em Edificações (CEFET-PR). Atualmente é Professor Titular, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP (UTFPR?PG). Professor Titular, professor e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional (PROFIAP). É Pesquisador do Laboratório de Ergonomia e Segurança no Trabalho ? LabeSeg. Orienta alunos de iniciação científica (CNPq) da graduação e do ensino médio (PIBIC), alunos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Tem atuado na área de Prevenção Biomecânica de Sobrecarga no Setor de Construção Civil; Ergonomia e Segurança do Trabalho.

Daniel Poletto Tesser, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Daniel Poletto Tesser concluiu o doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2007, com o tema: Gestão de Recursos Hídricos. É Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina entre 1994 e 2011. Desde 2011 é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, onde foi chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção. Atua no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Participa como pesquisador do Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP), onde coordenou e participou de projetos em parceria com Cooperativa Castrolanda, Alegra Foods, CNPQ, Funtef, UNIDO, Serra Verde Transportes, KMM. Atualmente responde pela Assessoria de Sustentabilidade Institucional da UTFPR. Pesquisa as seguintes áreas: gestão ambiental, sustentabilidade, gerenciamento de resíduos e economia circular.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade