Compra de material bibliográfico estrangeiro

um guia prático

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Material bibliográfico estrangeiro, Gestão de compras públicas

Resumo

Para além da descrição dos processos que envolvem a compra de materiais bibliográficos estrangeiro o presente trabalho tem como finalidade contribuir com a difusão do conhecimento em linguagem acessível. Por meio de pesquisa exploratória foi possível mapear e delimitar um novo espaço de atuação e evidenciar aspectos legais e objetivos do desenvolvimento de coleções no que se refere a compras públicas e transparência nos processos de aquisição.

Biografia do Autor

Neilia Barros Ferreira de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Biblioteconomia (2008) e mestre em Ciências da Informação (2012), pela Universidade de Brasília (UnB). Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), sediado na Fiocruz Brasília (2012-2014). Trabalhou como bibliotecária do IFG Campus Valparaíso - GO (12/2014 - 05/2016) e do IFB Campus Estrutural (06/2016 - 03/2021). Atualmente é chefe do Setor de Seleção e Aquisição da Biblioteca Central (BCE) da UnB. Atuando principalmente nos seguintes temas: Setor Público, Compras Públicas, Desenvolvimento de Coleções, Informação em Ciência e Tecnologia, Gestão da Informação e do Conhecimento Científico e Biblioteconomia.

Leila Fernandes dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Possuo graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade de Brasília (2018). Bibliotecária-documentalista da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos seguintes temas: Lei de Inovação, Setor Público, Compras Públicas, Desenvolvimento de Coleções, Gestão da Informação e do Conhecimento Científico, Informação Tecnológica e legislações pertinentes. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas