“Oficinas rápidas” como ações estratégicas para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Biblioteca universitária, Formação de usuários, Microlearning, Microcredentials, information literacy, academic library

Resumo

O ano de 2020 será permanentemente associado à pandemia de Covid-19 e seus efeitos na sociedade. As Bibliotecas Universitárias, assim como a comunidade acadêmica também foram afetadas e tiveram que modificar suas práticas para continuar atendendo às necessidades dos usuários. Este trabalho objetiva apresentar como as oficinas rápidas realizadas remotamente podem auxiliar no desenvolvimento da competência em informação. Conclui-se que as avaliações positivas em relação aos temas ministrados e ao formato das oficinas rápidas evidenciam a importância e a necessidade da biblioteca universitária promover ações para desenvolvimento da competência em informação e conectar esses usuários aos recursos informacionais disponíveis.

Biografia do Autor

Janaína Celoto Guerrero de Mendonça, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2007-2009. Especialista em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2002-2003). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (1996-1999). Bibliotecária de Tratamento da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2018-até o presente). Bibliotecária de Referência da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2013-2018); Bibliotecária Supervisora da Seção de Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, campus de Botucatu (2010-2013); Bibliotecária de Referência da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, campus de Botucatu (2006-2010); Bibliotecária Responsável na Faculdade de Tecnologia de Birigui (2000-2005). 

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Unesp, campus de Marília. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Supervisora Técnica da Seção de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação na Biblioteca da Unesp, campus de Marília. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Parecerista ad-hoc das revistas "Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação" e "Brazilian Journal of Information Science: research trends". Atua nos seguintes temas e afins: Biblioteca Universitária, Serviço de referência, Competência em Informação (Information Literacy), Competências digitais, Formação de usuários, Motivação e aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Científico.

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Realizou doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid.. Membro dos Grupos de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) (UNESP), Laboratório de Ecossistemas Informacionais e Estudos e Práticas de Preservação Digital (IBICT). Bibliotecária da Unesp de Marília desde 2009 atuando na Seção de Técnica de Aquisição e Tratamento da informação e na Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação. Pesquisadora bolsista do IBICT - Projeto InovaInfo. Docente na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Colaboradora do Projeto Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2015. Pesquisa sobre dados científicos, ciclo de vida dos dados, gestão de dados, plano de gestão de dados, repositórios de dados, direitos autorais de conjuntos de dados, blockchain, privacidade de dados, bibliotecário de dados, Ciência aberta, acesso aberto, princípios FAIR, agricultura familiar. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços