Percepção da Catalogação na Publicação sob a ótica dos profissionais da informação – Região Norte/Brasil

Autores

  • Eddie Carlos Saraiva da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Catalogação na publicação, Ficha catalográfica, Profissional da informação, Região Norte - Brasil

Resumo

O estudo tem como objeto a Catalogação na Publicação presente nas atividades do bibliotecário, seja no formato automatizado ou manual. Apresenta-se como objetivo a análise sob a ótica do profissional da informação, da região Norte, a percepção sobre a atividade de Catalogação na Publicação. A pesquisa classifica-se como descritiva, abordagem quali-quantitativa e natureza básica. Há controvérsias entre os profissionais quanto ao serviço de Catalogação na Publicação, principalmente no que compete ao usuário que utiliza os sistemas automatizados. Por um lado, o sistema automatizado otimiza o tempo do profissional, por outro, há necessidade de zelo e atenção nas entradas de dados.

Biografia do Autor

Eddie Carlos Saraiva da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bibliotecário no Instituto Tecnológico Vale (ITV), Belém/PA.

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA)

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços