Proposta de inovação da Biblioteca Sant’Ana frente a avaliação de recredenciamento institucional

Autores

Palavras-chave:

bibliotecas universitárias, Avaliações do Ministério da Educação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Resumo

O recredenciamento institucional é uma avaliação periódica muito importante para instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo consiste em refletir em que a Biblioteca Sant’Ana da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró/RN (FACENE/RN) pode melhorar no indicador 5.10 sobre atualização do acervo, especificamente no que diz respeito aos dispositivos inovadores. Esta pesquisa é bibliográfica, com abordagem qualitativa e exploratória. Como resultado, a avaliação pelo Ministério da Educação é necessária para que a Instituição continue ofertando com qualidade os cursos que propõe. Conclui-se que essas avaliações, acarretam grandes melhorias para a Instituição colocá-las em prática.

Biografia do Autor

Julle Yasmin Machado da Silva, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017-2021). Pós-graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas pela FAVENI (2021). Bibliotecária na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, (FACENE/RN). Atuou como técnica em arquivo, no Ministério Público Federal (MPF), mais especificamente na Procuradoria Geral da República, com foco na execução de processos envolvendo serviços de tratamento do acervo documental e gestão da informação dos documentos das áreas administrativa e finalística. Fez parte da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), participando do Projeto de Catalogação de todos os equipamentos de pesquisa da Instituição, desenvolvendo também, planilhas e formulários para uma melhor organização dos dados. Participou, como estagiaria no Projeto "Procedimentos de Organização, Conservação/Restauração, Digitalização e Acessibilidade do Acervo Diário de Natal?, na qual foi realizada a recuperação e digitalização de jornais relevantes para a história do Estado, podendo ser disponibilizados para domínio público no Repositório Institucional do Labim. Foi, estagiária, da Unidade de Protocolo e Arquivo (UNPA) da CAERN, desempenhando atividades relacionadas a higienização, recuperação, organização e digitalização dos arquivos desse departamento. Possui interesse em áreas de gestão da informação, arquitetura da informação, disseminação arquivística, conservação documental, organização e recuperação da informação e estudo do usuário.

Rosa Milena dos Santos, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Bacharel em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Unyleya e, também, em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) (Campus Mossoró). Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, bibliotecária da Faculdade Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN). Desenvolve pesquisas científicas sobre a cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses do início do século XX, a respeito do papel educativo do bibliotecário e sobre bibliotecas escolares.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias