A contribuição do repositório acadêmico para as Faculdades Nova Esperança da Facene-Famene (Paraíba e Rio Grande do Norte)

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitárias, Repositório institucional, Comunicação científica

Resumo

As Faculdades Facene-Famene de João Pessoa (PB) e de Mossoró (RN) são instituições privadas que têm unidades informacionais que se preocupam com a disseminação e a memória das produções técnico-científicas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do repositório acadêmico para essas faculdades. Esta pesquisa é bibliográfica, sendo um estudo de caso com abordagem qualitativa e descritiva. Como resultado, a construção do repositório acadêmico se tornou um grande aliado para a disseminação da comunicação científica em meio eletrônico. Concluindo que é imprescindível a manutenção do repositório acadêmico a fim de atender melhor as práticas dos profissionais da informação.

Biografia do Autor

Danielle Harlene da Silva Moreno, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PPGCI). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba( UFPB/PPGCI); Especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006) e Graduada em Biblioteconomia (2004), ambos pela UFPB. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Informação e Conhecimento (GIACO) da UFPB vinculado ao CNPQ. Atualmente gestora da Biblioteca do Polo de Educação à distância - PROEAD da Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como professora temporária no Departamento de Ciência da Informação da UFPB (2014-2015) nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, em que lecionou as disciplinas: História da Leitura e dos Registros, Metodologia do Trabalho Cientifico, Multimeios, Representação Descritiva da Informação II, Indexação e Resumo e Bibliografia Especializada em Ciências Humanas. Áreas de interesse: Gestão da Informação para Unidades de informação; Ensino-Aprendizagem; Políticas Públicas de Informação; Serviços, Recursos e Gerenciamento de Unidades de Informação; Produção de conhecimento, Ciência da informação. Experiência em: Gestão, Serviços, Recursos e Gerenciamento de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, ensino-aprendizagem, leitura, prática informacional, cidadania e gestão da informação e do conhecimento.

Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atualmente é discente de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro do grupo de pesquisa Inclusos. Possui mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Interesses de pesquisa: Tecnologia e Informação, especificamente os aspectos sociais, cognitivos, tecnológicos e comportamentais relacionados ao acesso e ao uso da informação digital. Também já pesquisou: encontrabilidade da informação, com ênfase em affordance, acessibilidade e intencionalidade, e inovação de produtos e serviços, discutindo como a criatividade e a serendipidade contribuem para esse processo. 

Downloads

Publicado

2023-12-22