Competência organizacional

conhecimentos, habilidades e atitudes da Divisão Central de Bibliotecas do IFPA – Campus Belém

Autores

  • Gerlandy Leão da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Eddie Carlos Saraiva da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Célia Regina Simonetti Barbalho Barbalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Competência organizacional, Gestão do conhecimento, Divisão Central de Bibliotecas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Resumo

Objetiva mapear as competências e os conhecimentos organizacionais na Divisão Central de Bibliotecas do Instituto Federal do Pará, Campus Belém. A pesquisa é descritiva, abordagem quali-quantitativa e natureza básica. Utilizando os métodos: pesquisa documental e de campo; instrumentos de coleta: levantamento documental e, formulário eletrônico. Foram observados 11 conhecimentos (Gestão e Técnico); 28 habilidades (Gestão, Técnica, Tecnológica e Comportamento) e; 96 atitudes do perfil do servidor (Gestão, Técnica e Comportamento). Conclui se que é perceptível que tanto o prospectado quanto o que está presente na rotina são competências organizacionais que garantem qualidade aos serviços e no tratamento da informação.

Biografia do Autor

Gerlandy Leão da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém/PA.

Eddie Carlos Saraiva da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bibliotecário no Instituto Tecnológico Vale (ITV), Belém/PA.

Célia Regina Simonetti Barbalho Barbalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente na Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas