O impacto da inteligência artificial na gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias

desafios e soluções

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Bibliotecas Universitárias, Inteligência Artificial, Recuperação da Informação, Modelos de Linguagem

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência onde exploramos os desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias na gestão do conhecimento e destacamos o papel crucial da inteligência artificial na superação desses desafios. Abordamos a utilização de tecnologias como geração de embeddings, bases vetoriais, buscas semânticas, engenharia de prompts, modelos de linguagem avançados e geração de textos. Desenvolvemos um projeto piloto, integrando essas tecnologias em uma interface de perguntas e respostas para os colaboradores da biblioteca. Discutimos as etapas de mapeamento do conhecimento, processamento de dados e desenvolvimento da interface, visando melhorar a eficiência na gestão do conhecimento nas bibliotecas universitárias.

Biografia do Autor

Giuliano Ferreira, PUC-RIO

Analista de Sistemas na Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e Especialista em Tecnologia. Possui vasta experiência em desenvolvimento de sistemas e gerência de projetos em Tecnologia da Informação. Heavy-User da Internet e entusiasta das Mídias e Redes Sociais vem desenvolvendo projetos on-line, ministrando cursos e palestras e discutindo tendências para ajudar pesquisadores das mais diversas áreas na rede mundial de computadores ao longo dos últimos 20 anos.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias