A gamificação como proposta metodológica para a mediação de leitura literária

um relato de experiência do Clube do Livro IFG

Autores

  • Eduardo Pereira Resende Instituto Federal de Goiás
  • Cloves da Silva Junior Instituto Federal de Goiás
  • Elizabete de Paula Pacheco
  • Luciana Campos de Oliveira Dias Instituto Federal de Goiás
  • Maraína Souza Medeiros

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Clube do livro, Letramento literário, Gamificação, Círculos de cultura

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência do projeto de extensão “Clube do Livro: 1ª Temporada”, do Instituto Federal de Goiás, que teve por objetivo promover o letramento literário entre os alunos da instituição, por meio de um clube de leitura virtual, aplicando métodos e estratégias de gamificação. Os encontros alcançaram 394 participações nas transmissões ao vivo. Atualmente, as gravações possuem mais de 2800 visualizações. A participação e o engajamento do público confirmaram o grande potencial da gamificação na promoção do letramento literário.

Biografia do Autor

Cloves da Silva Junior, Instituto Federal de Goiás

Doutor (2021) e Mestre (2016) em Letras e Linguística (Área de concentração: Estudos Literários) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (2012) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus de São Luís de Montes Belos. Licenciado em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (2009) pela UEG - Câmpus de Jussara. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Classe D-III, Nível 1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Câmpus Itumbiara), e professor efetivo (P-IV) da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC/GO). Possui experiência nas áreas de Formação de Professores de Língua Portuguesa e Literatura, Formação de leitores, Literatura Brasileira contemporânea, Relações entre violência e poder na literatura, Prosa de Rubem Fonseca e Escrita diarística na literatura brasileira. É colaborador dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: NUGELL - Núcleo Goiano de Estudos Linguísticos e Literários, do Instituto Federal Goiano, e Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea, da Faculdade de Letras/UFG.

Elizabete de Paula Pacheco

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2019). Graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/ Campus Itumbiara (2013), Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar (2019). Participou do Programa Institucional de Iniciação á docência (PIBID/ IFG), compreendido entre o período de maio de 2010 a dezembro de 2012. Atualmente é técnica administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Luciana Campos de Oliveira Dias, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), especialização em Psicopedagogia pela Unievangélica (2001), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atuou como Diretora da Faculdade Metodista de Santa Maria e como Diretora de Unidade do Instituto Metodista Centenário. Atuou, ainda, como Coordenadora Geral Acadêmica da Faculdade Metodista de Santa Maria e como Coordenadora do Colégio Metodista Centenário. Atualmente concursada Dedicação Exclusiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde atua como Docente. Atua principalmente nas disciplinas: Estagio Supervisionado nos cursos de licenciaturas do IFG - Formosa, disciplinas como Gestão Educacional, Didática, EJA, Políticas Públicas Educacionais. Tem experiência na área de EJA, Estágio, Gestão Educacional do Ensino Superior e da Educação Básica. Docente pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de trabalhadores - IFG campus Goiânia e docente do Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Goiás (ProfEpt), atuando nas disciplinas Bases Conceituais em EPT e Gestão em EPT.

Maraína Souza Medeiros

Possui mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Câmpus Umuarama (2015 a 2017). Possui curso de aperfeiçoamento em "Técnicas aplicadas ao Meio Ambiente" pelo Centro de Estudos e Formação (2014). É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Câmpus Itumbiara (2010 a 2013). Atuou como Petiana bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado à SEsu/MEC e denominado "PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade" (2013 a 2014). Trabalhou como auxiliar de laboratório (estagiária) no laboratório de Controle de Qualidade de Águas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de Goiás - Saneago S/A, regional de Itumbiara - GO (2011 a 2013). Atualmente, é auxiliar de biblioteca no Instituto Federal de Goiás, Campus Itumbiara (IFG) desde outubro de 2017 e Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU desde agosto de 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias