Bibliotecas universitárias na pós-pandemia

relato do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (SiB/FURG)

Autores

  • Vanessa Santiago Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Helena Moraes Universidade Federal do Rio Grande
  • Rubia Gattelli Universidade Federal do Rio Grande
  • Marcia Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande
  • Angélica Miranda Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. , Pós-pandemia. , Serviços e produtos.

Resumo

Apresenta relato de experiência que retrata as atividades desenvolvidas pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (SiB/FURG) no Período Emergencial (2020-2022), decretado em razão da pandemia de COVID-19. Nesse período, produtos e serviços precisaram ser reinventados para atender a comunidade, sendo que algumas propostas se tornaram permanentes. Mesmo em um contexto de trabalho modificado, a instituição cumpriu a sua missão de suporte às atividades acadêmicas e científicas da Universidade. Ao analisar essa conjuntura, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de novas competências para atuação profissional do Bibliotecário. A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa e caráter descritivo.

Biografia do Autor

Vanessa Santiago, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Especialista em Gestão de Projetos pela Anhanguera Educacional SA, Brasil (2009). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2002). Possui experiência com docência no ensino superior (2004-2006 / 2008-2010). Atualmente é bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande, atuando como Chefe da Biblioteca Central e é coordenadora do Programa Inclusão digital através do Laboratório de Fontes de Informações Digitais - FID. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: representação temática, representação descritiva e gestão de obras raras e históricas.

Maria Helena Moraes, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/FURG. Mestre em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em MBA Gestão de Projetos - Anhanguera Rio Grande (2012), Bacharel em Biblioteconomia - Universidade Federal do Rio Grande (2010). Interesse na área de Planejamento e Gestão de unidades de Informação, Gestão de Bibliotecas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Editoração Eletrônica - Plataforma Open Journal System - OJS. Repositório Institucional, Métricas da Informação, Produção e avaliação da Ciência. Ensino Superior

Rubia Gattelli, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), MBA em Gestão de Projetos pelas Faculdades Anhanguera (2010) e Mestrado em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia pela Universidade do Porto (Portugal) (2015). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Rio Grande, atuando na Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, incluindo gestão e processos em bibliotecas universitárias e especializadas. ÁREAS DE INTERESSE: teoria da informação, organização e representação da informação e do conhecimento, recuperação da informação, tecnologias da informação e comunicação, sociedade da informação, gestão de dados científicos, curadoria digital.

Marcia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - ICHI/FURG. Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2017); Mestre em Letras e Cultura (UCS, 2007); Especialista em Gestão da Informação Estratégica (UCS, 2004); Bacharel em Biblioteconomia (FURG, 2000). Leciona no curso de Biblioteconomia, modalidade presencial (FURG) e no curso de Biblioteconomia, modalidade EaD (Convênio FURG/UAB/Capes). Coordenadora adjunta do curso de Biblioteconomia, modalidade presencial (FURG) - Gestão 2023-2024. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória - GEPIM/FURG (https://proveniencia.org). Pesquisa, publica e compartilha estudos sobre patrimônio bibliográfico, coleções especiais, obras raras e proveniência no âmbito da Biblioteconomia.

Angélica Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br). CV: http://lattes.cnpq.br/2480208555392243 EXIT - https://www.directorioexit.info/ficha3023

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços