Gestão estratégica da sustentabilidade em Bibliotecas Universitárias

contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autores

Palavras-chave:

Gestão estratégica sustentável, sustentabilidade, bibliotecas universitárias, objetivos de desenvolvimento sustentável, Agenda 2030

Resumo

A gestão estratégica da sustentabilidade é uma abordagem essencial para as bibliotecas contemporâneas, permitindo a integração de práticas sustentáveis em suas atividades e serviços, como importante contributo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, o objetivo deste estudo é apresentar aspectos relevantes da inserção da gestão estratégica da sustentabilidade em bibliotecas. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Como resultados, apresenta-se as principais áreas de atuação para a implementação de práticas sustentáveis em bibliotecas. Conclui-se que ao adotar uma abordagem estratégica para a sustentabilidade, as bibliotecas tornam agentes de mudança e promovem uma consciência socioeconômica ambiental coletiva ao apoiarem a Agenda 2030.

Biografia do Autor

Genilson Geraldo, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bibliotecário, Mestre e Doutorando emCiência da Informação - programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/ Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFS

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada dos cursos de graduação Departamento de Ciência da Informação e do pós graduação do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade