Gestão do conhecimento em biblioteca universitária

uma análise das ferramentas de compartilhamento e armazenamento nas nuvens utilizadas no contexto organizacional da biblioteca universitária da UFRA/Campus Capanema

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Gestão do conhecimento, Ferramentas tecnológicas

Resumo

Discute o uso de ferramentas tecnológicas para o armazenamento, compartilhamento e acesso em nuvem ao conhecimento administrativo produzido pela Biblioteca da Universidade Federal Rural da Amazônia/Campus Capanema. Trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas junto aos bibliotecários da unidade, com a finalidade de identificar os serviços e/ou atividades colaborativas Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação na unidade de informação. Observou-se que as ferramentas de armazenamento em nuvem utilizadas de modo colaborativo nas plataformas tecnológicas, auxiliam para o aumento da interação entre os colaboradores da unidade. Em vista disso, o emprego dessas ferramentas promovem uma melhor qualidade nos serviços e vem contribuindo para a gestão do conhecimento.

Biografia do Autor

Melissa Sobral Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA/Campus Belém (2018-). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA (2022-). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (2009). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2006). Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Sociedade e Cidadania" da UFPA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de centros de informações, Biblioteca universitária, Avaliação institucional, Organização da informação, Mediação da informação, Representação descritiva e temática da informação, Catalogação descritiva, Classificação, Indexação, Vocabulário controlado, Cabeçalho de assunto, Controle de autoridade, Formatos MARC 21 (Bibliográfico e Autoridades). Responsável Técnica do Setor de Processamento Técnico da Biblioteca UFRA-Campus Belém e Coordenadora da Comissão Permanente de Política de Indexação, Classificação e Catalogação da Rede de Bibliotecas da UFRA.

Jean Pereira Corrêa, Universidade Federal do Pará

Possui Especialização em Gestão de Unidade de Informação pela Faculdade IEDUCARE (2019) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é bibliotecário-documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ciencia sociais aplicadas, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de cordel, bibliotecas universitárias, função social e cultural da biblioteca, dentre outros. Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Sociedade e Cidadania" da UFPA/PPGCI.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente orientadora do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA. Atuou como membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012). É membro da Comissão de Educação à Distância da ABECIN. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inteligência competitiva, biblioteconomia, gestão da informação e do conhecimento, planejamento estratégico e competências profissionais.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Professora permanente, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa 'Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia' (UFAM), pesquisadora do 'Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade' (UFSC) e do 'Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS' (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup; Mulheres na Ciência.

Hamilton Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da Faculdade de Biblioteconomia e docente permanente do Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI/ICSA/UFPA na linha de pesquisa Mediação e Uso da Informação. Graduado em Biblioteconomia (1987), e Licenciado Pleno em História (1992) pela Universidade Federal do Pará. Mestre (1999) e Doutor (2003) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Marília-SP (2020). Integrou o Conselheiro Federal de Biblioteconomia. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - INEP-MEC. Coordenou a equipe da UFPA no projeto: Um Computador por Aluno - UCA - MEC/SEE - no Estado do Pará. Integrou o grupo de trabalho para elaboração do projeto do Curso de Graduação em Arquivologia da UFPA. Coordenou o Curso de Arquivologia da UFPA (2013 - 2014). Dirigiu a Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (2014 -2017). Integrou o grupo de trabalho para a elaboração do projeto do Mestrado em Ciência da Informação ICSA/UFPA. Exerceu interinamente a Direção Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (12/2017 - 04/2018).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas