Preservação digital de obras

processo de digitalização de coleções raras e especiais da Rede de Bibliotecas Fiocruz

Autores

  • Viviane Santos de Oliveira Veiga Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
  • Rodrigo da Cunha Méxas Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
  • Patrícia Carvalho Mendes Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
  • Regina Maria de Souza Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) https://orcid.org/0000-0002-9345-9739
  • Ingrid da Costa Santos Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Palavras-chave:

Digitalização, Preservação Digital, Acervos Bibliográficos, Fiocruz

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência do processo de digitalização de coleções raras e especiais da Rede de Bibliotecas Fiocruz. O processo envolve várias etapas, como mapeamento das bibliotecas, seleção das obras, catalogação, digitalização e armazenamento de arquivos. O objetivo é garantir a preservação digital e fornecer acesso às obras digitalizadas. Os resultados obtidos até o momento demonstram a importância do mapeamento, seleção e catalogação adequados. A disponibilização dos objetos digitais permite o acesso às coleções raras e especiais das bibliotecas da Fiocruz. No entanto, existem desafios contínuos, como o gerenciamento da infraestrutura e a capacitação da equipe.

Biografia do Autor

Regina Maria de Souza, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Bacharela em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já realizei estágios de Biblioteconomia na Biblioteca José de Alencar - Faculdade de Letras/UFRJ e na Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança - ICICT/FIOCRUZ. Também atuei como monitora da disciplina de Recursos Informacionais I durante os semestres de 2019.1 e 2019.2. Possuo experiência nos setores de processamento técnico, circulação e referência. Além disso, já atuei utilizando o software ALEPH para catalogação, empréstimos/devoluções e cadastro de usuários. Atualmente, sou bolsista da FIOCRUZ como Bibliotecária do projeto "PRESERVO: COMPLEXO DE ACERVOS DA FIOCRUZ". Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços