Ações de sensibilização ambiental em bibliotecas universitárias

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Bibliotecas universitárias, Conscientização ambiental, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação ambiental em bibliotecas

Resumo

Este relato de experiência visa descrever as ações de sensibilização ambiental desenvolvidas pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia, por meio do projeto Sisbi Sustentável, fundamentado nas pesquisas documental e bibliográfica em publicações que abordam a relação entre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e bibliotecas. O desenvolvimento sustentável tem sido um tema central no contexto mundial, buscando conciliar a prosperidade econômica, a justiça social e a preservação ambiental, com destaque para a preocupação dos profissionais da informação na contemporaneidade. Conclui-se que, as bibliotecas universitárias desempenham um papel fundamental ao adotarem práticas sustentáveis, integrando-se ao movimento global de conscientização e ação em relação aos desafios ambientais e sociais. Tal prática exige um compromisso contínuo, aliado a parcerias e iniciativas colaborativas, a fim de promover o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Biografia do Autor

Maira Nani França, Universidade Federal de Uberlândia

Bibliotecária e Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação (UFU, 2014). Doutora em Ciência da Informação (UNESP, 2020). Doutorado sanduíche (UC3M, Espanha, 2020) Bolsista Capes. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP) e do Grupo de Pesquisa GEINFO: Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento (UFBa). Co-autora dos livros: Guia para normalização de trabalhos acadêmicos (Edufu, 2006) e Guia para normalização de publicações científicas (Edufu, 2013).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade