O espaço das bibliotecas universitárias no orçamento das universidades federais brasileiras

breves constatações e reflexões

Autores

  • Adriana Almeida Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Debora Tiago Alvarez Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gilda Sousa de Alvarenga

Palavras-chave:

Orçamento Participativo., Ativismo político, Bibliotecas universitárias

Resumo

Aborda o estudo de caso da imprevisibilidade de recursos no orçamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro para manutenção e infraestrutura das instalações físicas das bibliotecas e o impacto desse modelo de gestão para a sobrevivência dessas organizações. Aponta como estratégia para conquistar essa posição, ações de ativismo político para envolver os bibliotecários das instituições, na participação e construção ativa dos espaços de fala e poder da Universidade, visando reconfigurar o status quo da biblioteca no ambiente organizacional da UFRJ.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Linguagens Documentárias pela Universidade Santa Úrsula (USU). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Responsável pela Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (BT/CFCH/UFRJ) de 2016 até 2019 e, chefe substituta de 1999 a 2016. Atualmente, revisora no Setor de Processamento Técnico na BT/CFCH.

Camila da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Servidora pública e bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO, possui MBAem Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (Uff) e profissionalização em web designer pelo SENAC. Atua em especial na área de divulgação de acervos em mídias digitais.

Debora Tiago Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1985). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade