Memória digital

proposta de uso do design thinking para a preservação e a divulgação da Coleção Olney Krüse

Autores

  • Valéria Matias da Silva Rueda Centro Universitário UNIFAAT (UNIFAAT)
  • Adriana Maria de Souza Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Palavras-chave:

Coleção Olney Krüse, Design thinking, Divulgação, Preservação

Resumo

A pesquisa aborda a utilização do design thinking para a elaboração de um plano de preservação e de divulgação da Coleção Olney Krüse, recebida como doação em 2022 pela Biblioteca Prof. João Pereira Dias, do Centro Universitário UNIFAAT. O design thinking se apresenta como uma abordagem de inovação que coloca as pessoas no centro dos desafios, pensados e discutidos de forma participativa, agregando valor às propostas apresentadas e gerando interação entre os docentes, discentes e colaboradores da instituição. Avaliando as possibilidades de solução que o design thinking pode proporcionar e analisando o que já temos: o acervo, o público-alvo e a comunidade, entende-se que o projeto é passível de ser realizado.

Biografia do Autor

Adriana Maria de Souza, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - ECA-USP. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (design thinking, atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços