A Técnica de Identificação de Elementos Basilares Constituintes do Texto (TIEBCT) como estratégia para a leitura, compreensão e interpretação de artigos técnico-científicos

relato de experiência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Autores

  • Nelson Marcos Ferreira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Sarah Cristina Maria Ferrreira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Artigos técnico-científicos., Leitura técnica. , Técnica de Identificação de Elementos Basilares Constituintes do Texto (TIEBCT).

Resumo

O estudo relata a experiência de aplicação da Técnica de Identificação de Elementos Basilares Constituintes do Texto (TIEBCT), como estratégia para a leitura de artigos técnico-científicos, a alunos do 6º período do Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Isso, por meio de uma atividade pedagógica interdisciplinar entre bibliotecários e uma docente do referido curso. Após a análise de dados, entre outras questões, conclui-se que a maioria dos alunos considera importante esse tipo de leitura técnica para a formação acadêmica e, portanto, acredita que ela possa contribuir para melhoraria da qualidade de produção dos trabalhos técnico-científicos.

Biografia do Autor

Sarah Cristina Maria Ferrreira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (2023). Tem especialização em gestão em biblioteconomia (2007) e Biblioteconomia (2021). Possui graduação em Biblioteconomia. Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal de Uberlândia. Atuando com gestora da biblioteca e atendimento, promovendo treinamentos, normalização de trabalhos acadêmicos e pesquisa em bases de dados

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços