Processo de digitalização de trabalhos de conclusão de curso como estratégia de disseminação do conhecimento

Autores

  • Erika Leite Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Dioneide do Nascimento Barros Universidade Federal do Ceará
  • Fernando Antonio Ferreira de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Izabel Lima dos Santos Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0470-9781

Palavras-chave:

Disseminação de Informação, Preservação pela digitalização, Gestão da Informação, Tecnologia da informação

Resumo

O presente relato de experiência descreve as etapas do processo de digitalização dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), dos cursos de graduação da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Nele, estão definidas as etapas do processo de digitalização dos TCC para conversão do material físico, em papel, para o meio digital. São apresentados ainda, os tipos de ferramentas tecnológicas utilizadas durante o processo. A atividade de digitalização é contínua, porém os resultados obtidos foram analisados e estão descritos, de maneira que já é possível concluir que a digitalização é um processo que contribui para disseminação de documentos, bem como facilita o acesso à informação.

Biografia do Autor

Erika Leite Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Ceará.

Dioneide do Nascimento Barros, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Especialização em Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, (2010). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Fernando Antonio Ferreira de Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Gerenciamento da Informação - ETIGI, pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará.

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2020), Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Editora Gerente no periódico Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Criadora do blog Estante de Bibliotecária.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços