Gestão visual de projetos como alternativa sustentável em bibliotecas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Gestão Visual de Projetos, Desenvolvimento Sustentável, Bibliotecas Universitárias

Resumo

As bibliotecas universitárias, por serem espaços de produção e expansão do conhecimento, podem, por meio de práticas sustentáveis e inovadoras contribuir com o desenvolvimento sustentável favorecendo a transformação social. A gestão visual de projetos é uma abordagem que coloca a informação como cerne no gerenciamento do projeto. Sendo assim, o presente trabalho indaga: como a gestão visual de projetos pode contribuir para uma gestão sustentável em bibliotecas universitárias? Para responder à questão elaborou-se o presente trabalho que trata de um ensaio teórico a partir dos trabalhos de Barbosa e Lopes (2018) e Teixeira (2018, 2014) relacionando as possibilidades convergentes entre ambos. Como resultado foi possível traçar um quadro relacionando os princípios da gestão sustentável de projetos e da gestão visual de projetos com destaque para os itens que favorecem a visualização da informação em seu processo.

Biografia do Autor

Helouise Hellen de Godoi Viola, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC).Mestre em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2011), coordenou a implantação do Centro de Documentação do 1º Registro de Imóveis de Goiânia (2014-1016), atuou com Arquitetura da Informação, Usabilidade e Gestão da Informação pela empresa Interagi Tecnologia nos projetos de desenvolvimento de portais, intranets e sistemas para instituições como Embrapa, CNMP, SESCOOP, FINEP, DFTRANS, CODEBA, DCCO (2012-2014). Consultora em Design de Serviço - Projeto Conecta Sebrae (2019).

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e dos Cursos de graduação do DPTCIn/UFSC. Doutora em Engenharia de Produção; Mestre em Administração e graduada em Biblioteconomia. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade (GPSCIN/Biblioteconomia) com o projeto de pesquisa Perspectivas Cientificas da Ciência da Informação na pauta do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Orienta mestrado, doutorado e supervisiona pós doutorado. Ministra disciplinas nas temáticas: Desenvolvimento Sustentável; 17 Objetivos do Desenvolvimento de Sustentabilidade da Agenda 2030 na perspectiva IFLA/FEBAB.. Sustentabilidade Informacional. Marketing da Informação. Estudos de Usuários. Gestão do Conhecimento. Sustentabilidade em Unidades de Informação, Formação e Desenvolvimento de Coleções. Gestão de Pessoas. Coordenadora do GT4 do ENANCIB, biênio 2022 a 2023. Participa da Comissão de Comunicação e Marketing da Biblioteca Universitária da UFSC. Compõe a Comissão de Desenvolvimento de Coleções da Rede de Bibliotecas Universitárias da UFSC. Possui num Canal no Youtube Sustentabilidade Informacional e um Perfil Sustentabilidade Informacional na rede social Instagram. Faz parte do Banco de Avaliadores/ BASis Sinaes, desde 2006.

Israel de Alcântara Braglia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC] no curso de design pelo departamento de expressão gráfica [EGR/CCE/UFSC]. Possui os títulos de doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na linha de pesquisa Mídias do Conhecimento e de mestre em Design na linha de pesquisa Hipermídia aplicada ao Design pelo Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica pela mesma instituição. É bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina [UDESC] além de ser bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia [FATEFI]. Suas áreas de atuação e pesquisa abrangem ensino do design, design para a EAD, design instrucional, layout, diagramação editorial, avaliação de interface, produção gráfica, processos criativos e teologia. Possui 4 livros publicados.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas