Estratégias de microlearning para equipes de bibliotecas universitárias

relato de experiência do Painel Bibliotecas.UFF

Autores

  • Thulio Pereira Dias Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Manoela Ferraz Moysés Universidade Federal Fluminense
  • Pedro Henrique Wajsfeld Lima Universidade Federal Fluminense
  • Tessali Soares Nabekura Universidade Federal Fluminense
  • Thalles Augusto de Carvalho Siciliano Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Gestão do conhecimento, Microlearning

Resumo

O microlearning é uma tendência inovadora para a aprendizagem organizacional por oferecer pequenos blocos de conteúdos educacionais para promoção do aprendizado de uma pessoa, um grupo ou uma comunidade. Neste trabalho, o objetivo é apresentar um relato de experiência de implantação de um serviço desta natureza para promover iniciativas de capacitação continuada dos funcionários das bibliotecas universitárias por meio de conteúdos dinâmicos e relevantes para o dia a dia nas unidades de informação. Conclui-se que o microlearning tem sido um instrumento eficaz e simples para a gestão do conhecimento de um sistema de bibliotecas universitárias.

Biografia do Autor

Thulio Pereira Dias Gomes, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Bibliotecário na Coordenação de Bibliotecas (CBI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Manoela Ferraz Moysés, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária na Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pedro Henrique Wajsfeld Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bibliotecário na Coordenação de Bibliotecas da UFF.

Tessali Soares Nabekura, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária na Coordenação de Bibliotecas da UFF.

Thalles Augusto de Carvalho Siciliano, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecário no Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) da Coordenação de Bibliotecas (CBI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas