Mediação da informação no YouTube

o caso da biblioteca universitária da UFRA campus Capitão Poço

Autores

  • Regiane Vanessa de Souza Baía Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Jean Pereira Corrêa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Hamilton Vieira de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
  • Sheyla Gabriela Alves Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Mediação da informação, YouTube, Treinamentos de usuários

Resumo

A pesquisa tem como objetivo relatar as práticas de mediação da informação no canal do YouTube da Biblioteca da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capitão Poço. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, por meio de relato de experiência do tipo descritivo. Os resultados revelaram que a plataforma tecnológica, o canal do YouTube, tem desempenhado um papel fundamental no compartilhamento de projetos de extensão educativos, informativos e eventos socioculturais, alcançando não apenas o acadêmico, mas também fornecendo conteúdo interativo e serviços para usuários externos.

Biografia do Autor

Regiane Vanessa de Souza Baía, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará e duas especializações, sendo uma MBA em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia e uma Especialização em Gestão em Unidade de Informação pelo Instituto de Pós-Graduação e Cursos. Atualmente é Bibliotecária - Documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Capitão Poço. Estuda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, Mestrado do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Jean Pereira Corrêa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Especialização em Gestão de Unidade de Informação pela Faculdade IEDUCARE (2019) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é bibliotecário-documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ciencia sociais aplicadas, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de cordel, bibliotecas universitárias, função social e cultural da biblioteca, dentre outros. Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Sociedade e Cidadania" da UFPA/PPGCI. 

Hamilton Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Associado da Faculdade de Biblioteconomia e docente permanente do Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI/ICSA/UFPA na linha de pesquisa Mediação e Uso da Informação. Graduado em Biblioteconomia (1987), e Licenciado Pleno em História (1992) pela Universidade Federal do Pará. Mestre (1999) e Doutor (2003) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Marília-SP (2020). Integrou o Conselheiro Federal de Biblioteconomia. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - INEP-MEC. Coordenou a equipe da UFPA no projeto: Um Computador por Aluno - UCA - MEC/SEE - no Estado do Pará. Integrou o grupo de trabalho para elaboração do projeto do Curso de Graduação em Arquivologia da UFPA. Coordenou o Curso de Arquivologia da UFPA (2013 - 2014). Dirigiu a Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (2014 -2017). Integrou o grupo de trabalho para a elaboração do projeto do Mestrado em Ciência da Informação ICSA/UFPA. Exerceu interinamente a Direção Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (12/2017 - 04/2018)

Sheyla Gabriela Alves Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bibliotecária, graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Biblioteconomia pela instituição de ensino Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Graduanda do curso Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/ICSA/UFPA. Servidora Pública Federal, atuou profissionalmente como Bibliotecária-Documentalista, cargo efetivo, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), nos Campi de Juruti e Santarém (2011 a 2014). É Bibliotecária-Documentalista da UFRA-Campus Capitão Poço. Esteve na função de Chefe da Seção de Serviços de Atendimento ao Usuário no Campus Belém (2021 a 2022) e atualmente está na função de Superintendente da Rede de Bibliotecas da UFRA (Redeteca). Foi membro da Diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região (Pará, Amapá e Tocantins), Gestão do triênio 2015-2017. Tem experiência nas áreas de Serviço de Referência, Planejamento e Marketing de Bibliotecas Universitárias, Processamento Técnico Documental (Catalogação, Indexação e Classificação de documentos), Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Disseminação da informação utilizando como ferramenta as mídias sociais. Atua no Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, na linha de Memória e Pesquisa Histórica Crítica (ICSA/UFPA). Áreas de interesse: Etnologia indígena, Memória e Tecnologias.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços