A biblioteca e a Agenda 2030

o caso do Sistema de Bibliotecas da UEFS

Autores

  • Rejane Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Naara Miranda Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0003-1315-8889
  • Renata Aline Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria de Fátima de Jesus Moreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Daniela Sampaio Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Agenda 2030, Biblioteca Central Julieta Carteado, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar ações realizadas pela Biblioteca Central Julieta Carteado que podem contribuir para atingir os objetivos da Agenda 2030, programa da Organização das Nações Unidas que visa transformar o mundo. Para isso, foram analisadas ações culturais, atividades e serviços oferecidos pela Biblioteca que já contribuem para uma sociedade sustentável e humana atrelada à Agenda 2030. Metodologicamente, foi analisado cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionando-os diretamente com as atividades já realizadas pela biblioteca, sendo possível identificar que se atinge cada um dos objetivos por meio dos serviços e ações.

Biografia do Autor

Rejane Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1984). Especialização em Instituições de Ensino Superior (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1994) pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica (2012) pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Cursando o Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. (Currículo Lattes)

Naara Miranda , Universidade Estadual de Feira de Santana

Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação (2022) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano de 2018-2019 realizou atividades de iniciação científica pelo PIBIC/UFBA, com bolsa mantida pela FAPESB, sob a orientação da Profa. Dra. Raquel do Rosário Santos, através do projeto "Mediação, gestão da informação e a web social no arquivo e na biblioteca: Práticas de (re)significação para a construção do conhecimento." No ano de 2019-2020 seguiu nas atividades de iniciação científica pelo, dessa vez com bolsa mantida pelo PIBIC/UFBA/CNPq, através do projeto "Efetividade das ações de mediação e gestão da informação: Busca pelo fortalecimento das relações entre biblioteca, memorial e seus usuários." Atua principalmente nos seguintes temas: mediação da informação; mediação da leitura; gestão da informação e do conhecimento; bibliotecas universitárias; comunicação em bibliotecas universitárias - web social. (Currículo Lattes)

Renata Aline, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia(2011). Atualmente é Analista Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Maria de Fátima de Jesus Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia(1987), especialização em Desenho, Registro e Memória Visual pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2004) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes(2017). Atualmente é Bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Daniela Sampaio, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia (2021). Graduação em Pedagogia pela UNIASSELVI (2014). Especialização em Gestão de Bibliotecas e Salas de Leitura -UNIASSELVI, Especialização em Educação Especial - UNIASSELVI; Atualmente: Docente da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, atuando na Educação Infantil; Bibliotecária na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui vasta experiência na área de Biblioteca, com ênfase em Documentação e Arquivo.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade